Como descomplicar a faxina do mês

Saiba como se organizar para fazer uma faxina efetiva

Anúncios

Fazer faxina uma vez por semana pode ser chato e algo facilmente postergado. Apesar disso, sabemos que ela é necessária e extremamente benéfica para a casa, e principalmente para a nossa saúde. Afinal quando o ambiente está sujo, germes, ácaros e bactérias se propagam com facilidade. Se faxinar uma vez por semana for muito pra você, temos dicas para você fazer uma grande limpeza no mês, ainda mais completa.

Uma faxina doméstica completa demanda muita atenção aos detalhes e, desta forma, mais horas de trabalho. Se quer fazer uma faxina bem feita, o ideal é separar um dia livre, como um sábado ou domingo, ou um dia da semana que você não tenha atividades. Cerca de 5 horas de serviço deve ser um bom tempo, a princípio.

Estabelecendo uma rotina de faxina, com um dia certo e as horas necessárias para cumprir tudo vai fazer com que você trabalhe mais certeiramente, e assim não corre o risco de ficar sem limpeza periódica. Para facilitar, tenha seus produtos de limpeza todos organizados, de forma que fique fácil encontrá-los. Você pode até organizar apenas os que você vai usar na faxina em uma única prateleira. No nosso blog você encontra dicas de como fazer isso.

 

Começando o trabalho

Com tudo organizado, é hora de botar a mão na massa. É importante começar de cima para baixo, ou seja, limpa-se o que está no alto e apenas depois o que está no chão. Caso contrário, você vai precisar limpar o chão de novo e ninguém quer ter esse retrabalho, né? E pra fazer isso, é bom reorganizar logo todas as coisas que estão fora lugar. Leve as roupas e toalhas sujas para a área da lavanderia e coloque os pratos e copos logo na pia pra lavar. Além disso, suspenda alguns objetos, como cadeiras e bancos, para facilitar quando for passar vassoura e pano no chão.

 

Vá para a cozinha

Quando estiver tudo organizado e limpo (as roupas na máquina, a louça na pia, os produtos na mão), coloque cada elemento da cozinha no seu lugar. Comece lavando a louça, para só depois passar pano nos móveis e limpar o chão. Ensaboe os talheres, pratos, copos e panelas e depois enxágue-os. Lavada a louça, tire a gordura e lave as bocas do fogão. Lave a pia também, depois que ela já foi usada. Depois disso é passar um pano com produto desengordurante no balcão e em superfícies que acumulam gordura, como geladeira ,microondas e aí, finalmente, varrer e passar pano no chão.

 

Resto da casa

Com a cozinha limpa, já podemos ir pro resto da casa. Tire a poeira de todas as superfícies com um pano seco, seja mesa, televisão, computador ou porta-retratos. Não tem problema algum se a poeira cair toda no chão, já que você vai limpar o chão apenas depois. Quando tudo estiver sem poeira, vá limpar os vidros e espelhos.

A seguir, basta varrer bem o chão e juntar a sujeira num canto só, o que facilita a coleta com a pá. Depois é só colocar água até metade de um balde e misturar com desinfetante, molhar o pano e passar por toda a casa. Utilize este mesmo balde depois para despejar a água com desinfetante no chão do banheiro. Para limpar a bancada da pia, onde ficam as escovas de dentes, use um pano com desinfetante – depois de tirar tudo o que tem em cima. Esse lugar é bem sujo e precisa de uma atenção especial.

 

Cuidado no banheiro

Na pia e no vaso, é importante esfregar o desinfetante com uma bucha. Limpe o contorno dos ralos, já que são lugares que acumulam muitas bactérias e preste atenção ao limpar a base do vaso, próximo ao chão. Use a vassoura pra esfregar o chão e o boxe, ficando atento aos cantos da parede e a parte de trás da pia e do vaso sanitário.

 

Finalizando

Depois que tudo estiver pronto, coloque os objetos suspensos, como as cadeiras, no devido lugar. Troque os lençóis e fronhas da cama e coloque toalhas limpas no banheiro. Retire todo o lixo e substitua os sacos.

Você pode contar com o Varejão para te auxiliar na faxina de casa. No nosso site você encontra vários produtos de limpeza para manter a casa higienizada.

Autor: varejaodocondominio

O seu local para comprar materiais de limpeza, produtos químicos, piscina, descartáveis, equipamentos e manutenção. Aqui, postamos dicas de limpeza e organização de espaços individuais ou comuns, além de comentários sobre produtos de limpeza.