Mofo em casa? Saiba como se livrar

Durante o período do inverno é comum que as casas e apartamentos fiquem com umidade nas paredes, móveis e até mesmo em roupas. E com essa umidade, pode aparecer o mofo, que é um fungo capaz de acarretar diferentes problemas respiratório nas pessoas. Mas não se preocupe, pois existem formas de se prevenir contra isso e de remediar, se for necessário!

Fica o alerta de que os fungos podem causar doenças sérias, como a meningite fúngica ou a peniciliose, portanto é preciso se cuidar. Existem casos de mofos que estão presentes em sua casa sem que você saiba ou desconfie. Ainda é difícil ser diagnosticado em exames o envenenamento que o mofo pode causar no corpo humano, por isso os sintomas podem acabar se confundindo com os de outras doenças, como outros tipos de meningites, sejam virais ou bacterianas.

O mofo é um tipo de fungo da espécie dos filamentosos, conhecidos popularmente como bolores. Não se desenvolvem apenas em matérias primas como produtos alimentícios, mas também em papéis, madeiras, borrachas, plásticos, concretos e gessos.. Os aspectos desses bolores lembra o de um algodão e a cor varia entre tons esverdeados, esbranquiçados, azulados e até avermelhados. Os ambientes mais fáceis de serem achados dentro de casa são em armários, forros, banheiros, porões e locais que os ofereçam condições de procriar pelo abafamento.

Mas afinal, o que eu faço?

É comum que as pessoas deixem os casacos mais quentinhos no fundo do guarda-roupa ao longo do ano para usá-los no inverno. É indispensável que você lave as peças de roupa que ficaram sem uso por muito tempo, não basta apenas estendê-las no varal e deixá-las expostas ao sol. Lave tudo que estava guardado e que vai voltar a ser utilizado neste período mais frio. Desta forma, fica muito mais fácil eliminar o mofo e mau cheiro da roupa. Após a lavagem, você pode usar um amaciante, para garantir que a maciez e o perfume permaneçam na peça.

Outra dica interessante para manter a longevidade das suas peças e evitar que elas acumulem fungos, é guardá-las em sacos. Ao invés de deixá-las soltas no guarda-roupa, coloque-as individualmente dentro de um saco plástico, desta forma você cria uma barreira para que microorganismos se instalem e se proliferem.

Para evitar a proliferação de fungos na sua casa, você pode usar um produto anti mofo, fácil de achar na nossa loja do Varejão do Condomínio. Estes produtos vão ajudar na prevenção de bolores. Para ficar mais fácil de proteger a casa toda, uma ideia bacana é separar o conteúdo do evita mofo em sachês, e desta forma espalhá-los pelos cantos da casa, especialmente os cantos mais fechados ou que sofram mais com o abafamento.

Caso suas paredes já estejam sujas de mofo, faça uma diluição de ¾ de xícara de água sanitária em 4 litros de água. Molhe um pano na solução e aplique no local de proliferação, sempre usando luvas.

Ficou com dúvidas? Entre em contato pelo chat do nosso site ou nos envie um e-mail site@varejaodocondominio.com.br. Estamos aqui para ajudar!

Anúncios

Autor: varejaodocondominio

O seu local para comprar materiais de limpeza, produtos químicos, piscina, descartáveis, equipamentos e manutenção. Aqui, postamos dicas de limpeza e organização de espaços individuais ou comuns, além de comentários sobre produtos de limpeza.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s