Como prevenir sua casa dos ácaros

Os ácaros são microorganismos que podem causar grandes transtornos à saúde. São tão pequenos que apenas podemos vê-los através de um microscópio, e podem estar em qualquer lugar da casa. Caso você sofra de rinite ou asma, o perigo é ainda pior, pois o ácaro pode provocar reação alérgica. Nesses casos é ainda mais importante estar atento à higienização correta de colchões, cobertores, travesseiros e até mesmo cortinas, já que estes são objetos que acumulam muitos destes micróbios.

O travesseiro, por exemplo, com apenas dois anos de uso, tem um terço do seu peso formado por ácaros. Sendo assim, a indicação é que se troque de travesseiros a cada dois anos. A lavagem não é recomendada porque eles ficam úmidos durante a secagem e acabam criando um ambiente favorável para a proliferação destes organismos. Se a lavagem for necessária, é mais saudável que se opte por lavar a seco. Fica o alerta para travesseiros e cobertores de ervas ,plumas e penas, pois estes tendem a acumular ainda mais ácaros.

Além dessas peças de quarto e das cortinas, é importante ficar atento também ao piso. Se houver carpete na sua casa, saiba que ele pode não ser a melhor opção, por acumular mais poeira. Se você tem o hábito de limpar o chão da sua casa com frequência, muito provavelmente não sofrerá com ácaros, mas é preciso ficar atento aos cantos, pois estes são mais difíceis de higienizar. Para isto, você pode contar com a água sanitária, pois ela é um potente desinfetante de superfícies, deixando tudo limpo e livre de microorganismos. Se estiver difícil de alcançar as esquinas da casa, usar um pano ou escova multiuso podem te ajudar.

Quais são as minhas opções de prevenção, além da limpeza constante?

A limpeza regular dos cômodos da casa, bem como dos principais focos de ácaros (toalhas, sofás, carpetes, cobertores, travesseiros…) é fundamental para se ver livre destes microorganismos. Apesar da higienização da casa ser fundamental, existem outras dicas interessantes que, sendo seguidas, podem evitar aparecimento dos micróbios. Caso tenha animais de estimação, limpe bem as patinhas deles quando voltarem pra casa depois do passeio, além de estabelecer uma rotina de banho para eles, de acordo com as necessidades identificadas pelo veterinário.

Trocar a roupa de cama no mínimo uma vez por semana é um bom método pra não deixar os ácaros crescerem. Lave a roupa de cama com uma temperatura mais alta, desta forma os microorganismos não sobreviverão. Se você tiver tapetes e carpetes no chão, uma boa opção é limpar com vapor, pois dissolve a sujeira, matando germes indesejados. É importante também manter a casa arejada e ventilada. Quanto mais fechada ela estiver, mais estes microorganismos tem chance de se proliferar. Existe a possibilidade de usar uma capa protetora nos travesseiros e nos colchões, que ajudarão a proteger contra os ácaros. Você pode também colocar os travesseiros e colchões expostos ao sol – isso ajudará a matar ácaros, mas não a eliminá-los totalmente.

Ficou com dúvidas? Entre em contato pelo chat do nosso site ou nos envie um e-mail site@varejaodocondominio.com.br. Estamos aqui para ajudar!

Anúncios

Autor: varejaodocondominio

O seu local para comprar materiais de limpeza, produtos químicos, piscina, descartáveis, equipamentos e manutenção. Aqui, postamos dicas de limpeza e organização de espaços individuais ou comuns, além de comentários sobre produtos de limpeza.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s